segunda-feira, 30 de março de 2009

Kruger Park? Muito boooooooooooom!

Oi gente boaaaaaaaaaaaa!


Tudo bem por aí? Por aqui, tudo muito bom, muito bem!

Como sabem, este fim de semana fomos ao Kruger Park. Sem palavras pra descrever a emoção.. É uma experiência única, só dá pra entender, vivenciando... Não vou conseguir falar tudo que vivi neste fim de semana de uma vez só, então vou contando pra vocês durante a semana... rss... praticamente uma novela, cada dia um capítulo! rsss



Pois bem, planejamos sair de Maputo, ir ao Kruger e na volta passar em Nelspruit para fazer comprinhas... civilização, como disse no post anterior. E assim fizemos.. sexta feira, bebemos um vinhozinho na varanda pra brindar algo que já sabíamos que iria acontecer: uma viagem maravilhosa. Bebemos, conversamos muito, falamos de Kruger Park e fomos dormir. Dormimos cedo, pois planejamos sair de Maputo as 5h da manhã pra chegar cedo ao Kruger e aproveitar bastante o passeio. E assim fizemos. Acordamos e pegamos a estrada... planejamos sair cedo também porque normalmente o movimento na fronteira nesse período do mês é muito intenso, pois é quando a grande maioria dos moçambicanos recebem dinheiro e vão passear na África do Sul. Saímos cedinho, vimos o sol nascer... que maravilha! O céu da África é lindo, incomparável!





A fronteira, para nossa surpresa, vazia que só. Foi ótimo e rápido. E se a saída de Moçambique estava assim, o mesmo não se pode dizer da entrada... uma fila quilométrica!!! Os sul africanos estavam vindo pra cá em massa... não sei exatamente porque motivo, talvez pelas praias (que são as mais bonitas e mais próximas deles) ou se foi pelo jogo (jogão, diga-se de passagem!) entre Nigéria e Moçambique que ia acontecer no domingo. Vai saber...




Bom, passamos em um shopping em Malelane, tomamos um café da manhã delicioso e seguimos pro Kruger. O Kruger é dividido em vários espaços... é um parque muito grande! Não há condições de conhecer tudo em um fim de semana...nós ficamos numa parte que se chama Skukuza. Após passar pela entrada do Kruger e dirigir para o o destino escolhido, tudo pode acontecer. E quando digo tudo, é TUDO MESMO! Você pode ver qualquer bichinho no mato, na estrada, pertinho, longinho... rsss Eu não tinha dimensão do que era isso.. rsss.. acho que pelas experiências que tive dos parques do EUA, achava que você só veria os bichos se estivesse em algum carrinho próprio do parque, fechadinho, seguro, com guia.. etc... Mas não é bem assim... rsss... Ainda bem, pois aí você pode viver fortes emoções!





E resumindo um pouco de tudo que vou contar a vocês, realmente são fortes emoções. Só quem experimentou vai entender o que estou falando. Vocês têm noção do que é estar dentro do seu carro e ver rinoceronte, elefante, etc..., atravessando a rua na sua frente? Pois é... algumas pessoas vão achar uma aventura, outras vão sentir medo.. mas só vivenciando pra saber.

Vi muitos bichos do safari.. e só pra adiantar a vocês: lembram dos Big Five que falei aqui no blog pra vocês? Pra quem não lembra, os Big Five são rinoceronte, elefante, leão, leopardo e búfalo. Eu vi quatro dos cinco citados. Dá pra adivinhar quem ficou de fora? rssss Vou deixar esse suspense no ar.. nos próximos capítulos, contarei quem ficou de fora...

Pois bem, após passar pelo portão de entrada do Kruger, iniciamos nosso passeio em direção a Skukuza e, claro, alertas, já que a qualquer momento poderíamos nos deparar com algum bichinho... E a graça toda está exatamente aí: a gente não tem a menor garantia de que vá ver algum bicho específico (a exceção das impalas.. estão em TODA a parte do Kruger, não aguento mais vê-las rssss), não existem áreas marcadas tipo "essa área é do leão", "aquela é do elefante"... não existe isso! Eles podem estar em qualquer lugar, a qualquer momento. Na entrada do parque, tem um mapa com toda a área do parque, e eles sinalizam os bichos mais importantes que foram vistos no dia anterior. Dei uma olhada rápida e tinha marcado 3 leões próximo do Skukuza, será que daríamos a sorte de vê-los? E elefantes? Estava registrado também... estava sonhando em vê-los! Pois bem..

Saímos da entrada do parque, o carro a 50 km/h que é a velocidade maxima permitida, e adivinhem qual o primeiro bicho que vimos? Bingo pra quem disse impala. Impala aqui é como bode no nordeste do Brasil.. tem a toda hora.. mas claro, foi o primeiro bicho que vimos, então máquinas a postos e foto, foto, foto.. rsss.. Vimos gnu e kudu também. E fomos seguindo.. e procurando bichos.. e vendo impalas.. rssss...





Até que... pára tudo!!! Vários carros parados, todos olhando na mesma direção, várias máquina com aquelas lentes enooooooooooooooooormes e quando observamos melhor, adivinhem.. não vão adivinhar.. eram cheetas.. rsss.. duas cheetas, lindas, deitadinhas na sombra, relaxando.. foi um pouco difícil tirar a foto, pois o mato estava alto, mas depois de muito esforço, Rodrigo conseguiu. Depois da emoção que foi ver a cheetah, a menos de 10 metros, um elefantinho muito fofo, se coçando.. que lindo! Estava um pouco distante da gente, mas deu pra ver direitinho.. ah, que fofo!








O trajeto do portão do Kruger até a entrada do Skukuza levou mais ou menos umas 2h, 2h e meia.. após dar entrada nas acomodações, fomos almoçar... uma pausa pro descanso e pro bom e velho chopp, pois ninguém é de ferro. E eu estava doida pra beber um choppinho da África do Sul... se lá as pessoas chamam de civilização, devia ter um choppinho gostoso.. rsss.. bingo pra mim! Bebi um chopp delicioso, Miller´s. Almoçamos (a comida não era nada gatinha... rssss.. super oleosa), fomos a um memorial que existe lá e depois, correr pro quarto, tomar banho e se preparar para o safari das 17h. Mas isso é assunto pra amanhã.. rsss...

terça-feira, 24 de março de 2009

Preparação para uma inesquecível aventura

Oi genteeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!

E aí, tudo bem por aí? Por aqui, tudo na mais perfeita ordem, graças a Deus!


Após a programação do fim de semana, estamos nos preparando para uma grande aventura... e eu aqui, ultra ansiosa! Adivinhem para onde vamos sábado? KRUGER PARK! Isso mesmo... Neste sábado, vamos pra África do Sul conhecer o famoso Kruger Park.. já estou pensando nos elefantes... rssss.. No Kruger tem diversas áreas, é um parque enorme.. então, temos que contar com a sorte para ver leão, pois não são em todas as áreas que eles aparecem. Mas se eu ver um elefante, pra mim já valeu a pena! Acho tão liiiiiiiiiiiiiiiiiiindo.. rssss..

Ontem fomos na casa de uns amigos que também irão pro Kruger para planejar a nossa ida, reservar os quartos para ficarmos lá... E foi tanta conversa de Kruger Park que acabei sonhando que estava no parque.. Sonhei que ia tirar uma foto com Rodrigo, mas de repente minha irmã (que era a fotógrafa) saía correndo porque os rinocerontes estavam vindo bem em nossa direção. Que tal a emoção? rssss Ontem vimos em um livro, uma foto onde tinha um grupo de turistas em um ônibus bem frágil (e bota frágil nisso!!) e uns 5 leões em volta deles... nossa! Que medo! rssss Mas se não for assim, não tem emoção né? É bom pra testar como andam as batidas do coração... rssss...

Vamos ficar numa área chamada Skukuza. Prometo que tirarei bastante fotos pra vcs! No domingo, saindo do Kruger Park, vamos passar em Nelspruit, África do Sul. Dizem que lá é o local ideal para fazer compras, pois fica apenas a 100km da fronteira de Moçambique-África do Sul e tem produtos muito legais e mais baratos que aqui em Maputo. Aqui, as pessoas costumam dizer que a África do Sul é como os Estados Unidos, a civilização.. rsss.. Bom, não sei se a comparação é justa, enfim! Irei lá para desvendar se isso é um mito ou um fato!

Bom, mas falando de Nelspruit: ela foi escolhida em 2006 como uma das sedes da Copa do Mundo de 2010. Por isso está sendo contruído um novo estádio de futebol na cidade. Seu nome será Mbombela Stadium e terá capacidade para 40.000 pessoas (essa informação eu peguei do Wikipedia). Olha só que beleza, gente! Pertinho daqui.. copa do mundo ano que vem! rssss A propósito, o aeroporto de Johannesburg é um senhor aeroporto. E-N-O-R-M-E! Vocês que estão aí no Brasil, avisem ao "companheiro" que é bom se preparar, já que o Brasil é sede da Copa de 2014. Eu já fui no aeroporto do RJ e SP (que são os maiores do Brasil) e não chegam aos pés do de Johannesburg, fora toda a estrutura existente, inclusive para pessoas com algum tipo de deficiência física... bom, vamos ver como vai ficar até lá, né?

Bom, gente, vou ficando por aqui... vou postar uma foto da "civilização" como dizem, Nelspruit.
Um beijão bem grande a todos!

sábado, 21 de março de 2009

Em Maputo, eu me sinto bem...

Olá gente boa!
Tudo bem com vocês? Por aqui, tudo numa nice... rsss
Hoje fomos passear na Feira do Pau... que loucura, gente! Cada coisa linda, de enlouquecer qualquer turista... artesanatos das mais variadas formas e estilos.. dá pra decorar uma casa fácil fácil. Acho que os turistas só não saem abarrotados de compras por causa da trabalheira de despachar os produtos.. Bem, no caminho pra Feira, me deparei com essa beleza de vista... me digam: como não se sentir bem com uma cena dessas? Nossa! Aí que dá pra cantarolar a musiquinha: "em Maputo, eu me sinto bem...". Ô, terrinha linda!

Chegando na Feira, meu Deus! Quantas cores, quanta mistura, uma verdadeira explosão! Coisas de enlouquecer! Vejam só estas bonequinhas, que graciosas! Não resistimos.. trouxemos pra casa... rsss.. elas dão uma vida danada ao ambiente... também com tantas cores assim, difícil ser diferente, né?


De um lado, as bonequinhas.. do outro, os batiks... Olha que lindos! Eles são super usados aqui e também são muito fáceis de encontrar.. em qualquer esquina tem alguém vendendo! Acho lindo, principalmente quando estão assim reunidos.. rsss... um visual legal demais!

Bom, e pra finalizar a sessão de fotos, pau preto. Mil perdões, mas ou eu babava pelas coisas que nem uma turista boba ou eu fotografava. Adivinhem o que eu preferi? rsss... Muito utilizado aqui também, um trabalho divino... vocês encontram muitas coisas (muitas mesmo!!!) feitas de pau preto.. cada objeto de decoração lindo, muitas vezes saindo direto da madeira e sendo esculpido.. maravilhoso!
Agora, não posso finalizar esse post sem contar vocês a aventura que é fazer compras na Feira. O assédio dos vendedores é grande.. pra vocês terem idéia, sabem quando vamos ao Pelourinho ou à Igreja do Bonfim? Exatamente assim.. mas aqui tem um diferencial... rsss.. e muito bom, por sinal.. eles te convidam a ver os produtos deles, dão o preço da peça (sempre sobre um "faço bom preço.. faço bom preço) e pedem que você faça a sua oferta. Isto mesmo! Você dá o seu preço e consegue negociar com eles o valor das peças. Pelo que ficamos sabendo, o melhor horário pra se fazer compras é no fim da tarde quando os vendedores estão "mais desesperados" pra vender... nossa, fiquei abismada com a forma de negociação deles... rsss...
Rodrigo ficou encantado por um objeto esculpido em marfim, na verdade eram os Big Five esculpidos.. perguntamos o preço, disseram 13 mil meticais. Fizemos cara de susto dizendo que não pagaríamos jamais aquele valor oferecemos 2 mil meticais... sim, isso mesmo! 2 mil! Pois bem, pediram mais 500 meticais, mas como estávamos atrasados e ainda teremos tempo pra comprar essas coisas, fomos embora.. mas creio que fechariamos negócio com uns 2.200.. incrível, não? rssss
Muito legal isso aqui... bom pra desenvolver o ser negociador que existe dentro de nós.. rssss...

Bom, gente.. por hoje é só.. estou cansadinha!

Um ótimo final de semana pra todos!





quinta-feira, 19 de março de 2009

Na casa nova

Oi genteeeeeeeeeeeeeeeeeee!

Que saudade!!!!
Quase uma semana sem dar notícias, olha como meu blog está.. cheio de teias de aranha... abandonado, coitado! rsss

Mas enfim, estou de volta..


Tudo em paz por aí? Por aqui está tudo ótimo, graças a Deus!

Fim de semana aconteceu a nossa querida e cansativa mudança... nossa, vocês não tem noção. Sair da outra casa, carregando trocentas caixas, descer escada, arrumar carro, desarrumar carro, arrumar a casa... ufa, que canseira!

Foi trabalhoso, na verdade ainda está sendo, já que ainda não acabamos de arrumar tudo... rssss... mas valeu bem a pena! Mudamos pra um lugar mais movimentado.. eu vi até ônibus!!!!! rssss

Brincadeiras à parte, aqui passa ônibus... um ou outro, é verdade, mas o transporte público pra esse lado aqui é bem melhor. Aliás, esse bairro aqui é bem movimentado.. cinema (tudo bem que tem intervalo no meio do filme... preciso viver isso!!!), shopping, sorveteria, livrarias, bares, restaurantes... bem diferente de onde estávamos. Sem contar que aqui temos uma vista privilegiada, vemos o mar a todo instante...

No fim de semana, durante a mudança, almoçamos fora... nem que quiséssemos, conseguiriamos almoçar em casa, estávamos cansadíssimos. E aí, por que não apreciar os bons prazeres que a vida nos oferece? Andamos alguns metros e paramos no barzinho mais próximo pra apreciar uma 2M na pressão bem gelada... oh, que delícia! E que choppão! rssss Fomos em um barzinho legal, o nome é Mundo's. Apesar de saber que a fama dele aqui não é muito boa, eu gostei do lugar.. bar de estrangeiro, é bem verdade. Eu me senti em Salvador, naqueles bares de caranguejo... só faltou o dito cujo! Mas já me disseram que aqui tem, é enorme e uma delícia! Óbvio que fará parte de minha incursão gastronômica de Moçambique! rsss

Sábado a noite, prestigiamos aqui a vista da nossa humilde residência... vinho geladinho, mesinha e cadeiras na varanda, apreciando o marzão.. que beleza! Tirei fotos da cidade vista de cima pra vocês se deliciarem também! rsss

Domingo, continuamos a arrumar a bagunça e prosseguimos na nossa missão de conhecer os bares e restaurantes daqui. Fomos no Sagres, que maravilha! Tem uma parte aberta e uma no ar condicionado.. a aberta é quase na praia... mas o mar não estava bonito, estava sujo.. então ficamos mais reservados.. A comida do Sagres é uma delícia.. eu comi um tal de camarão ao molho de pimenta preta.. ops... aprendi com um amigo brasileiro que não devemos falar essas coisas pra vocês, senão vocês acham que estamos numa vida boa aqui... kkkkkkkkkkkkkkk.. mas quem vier a Maputo, não deixe de ir no Sagres.. além de tudo é divertido... rssss.. Logo na entrada tem uma placa tipo de lanchonete mostrando os sabores de sanduíches, sabem? Pois é, tem uma placa daquelas dizendo que o restaurante é de 1ª. Se td fosse isso.. ao ir no banheiro, me deparei com a falta de toalhas de papel pra enxugar as mãos.. tinha uma toalha de pano, quem topa? rssssss e aí, claro.. tinha que ter alguma situação engraçada.. senão não era programa de turista.. rsss..

Rodrigo foi fazer o reconhecimento do banheiro.. e adivinhem com o que ele topou? Uma "vitrine" de Jeito.. kkkkkkk
Entenderam? Não, né? Traduzirei.. Jeito é uma marca de preservativo aqui em Moçambique... rsss.. e no próprio banheiro vende! Adorei.. rsss.. já que os índices de HIV aqui são altos, eles tem mesmo que se cuidar, né? ÓBVIO que fiz Rodrigo ir lá no banheiro tirar fotos pro blog.. diante de muitos protestos (o que vão pensar de mim no banheiro com uma máquina fotográfica??? kkkkkkkkkkkk), e após muito incentivos (vai lá, vai lá, vc tem cara de turista... rssss), ele tirou e colocarei (aliás, aqui eles não usam esse verbo. É um tal de meter o suco na geladeira, meter o arquivo no flash, ou seja, pen drive...), então... pra mostrar como estou totalmente familiarizada, vou meter as fotos pra vocês apreciarem.




sexta-feira, 13 de março de 2009

Mudanças, mudanças...

Oi gente!!!!
Abandonei meu blog esses dias... minha mente está ocupada com a mudança.
Mudar é sempre bom, né? Mudar de emprego, mudar de escola, mudar de cidade, de estado, de país. Acho que a primeira reação é um pouco de receio, pois iremos enfrentar uma nova realidade... mas eu, particularmente, gosto de mudança. Acho que as vezes a gente fica muito acomodado com a nossa vidinha e só uma mudança mesmo pra chacoalhar nossa vida!
Eu nunca mudei de casa.. aliás, acho me mudei quando era bebê, mas nem lembro então não conta.. rssss.. mudei agora recentemente de país.. rss.. e agora vamos mudar de casa! Estamos aqui num ritmo meio louco, encaixotar as coisas, subir e descer as escadas... eu juro que vou tirar fotos pra vocês verem a escada... gente! Sabe aquelas escadas que dá voltinhas, de ferro? É tipo isso... bem grande.. deve ter uns 40 degraus.. e subir e descer com as tais caixas abarrotadas de coisas não está sendo tarefa das mais fáceis...
Ontem fomos receber as chaves e ver como ficou o apartamento que vamos morar. Tudo ótimo... só um pequeno porém.. ele fica no 6º andar.. alguém aqui está lembrado das minhas paranóias de elevador... rssss... penso eu, tudo bem, é bom que todo dia faço uma ginastiquinha... rsss... 6 andares todo dia.. Ou venço meu medo bobo ou subo contente minhas escadinhas botando os bofes pra fora... rsss.. sinto que nos primeiros dias ficarei com a segunda opção... rssss.. aproveitarei pra perder uns quilinhos recém adquiridos com os pães do café (que delícia!!!)!
Bom, nosso novo lar doce lar é ótimo, perto de uns bares e restaurantes... hummm, que massa! E o que é bom, vcs não tem noção. Ultra ventilado.. rsss.. pra não falar que faz um friozinho bacana. Tem uma varanda muito agradável pra tomar a boa e velha cervejinha gelada apreciando a vista... Assim que nos acomodarmos, tirarei fotos pra vocês apreciarem!
Bem, vou continuar a saga dos caixotes... e acredito que no fim de semana será complicado postar alguma coisa, já que estaremos na fase das arrumações.. mas vou tirar muitas fotos pra mostrar pra vocês!
Um beijo bem grandão e um excelente fim de semana a todos!

quarta-feira, 11 de março de 2009

Dinheiro, money, dinheiro, money... Metical..

Oi genteeeeeeeeeeeee!

Tudo tranquilo por aí? Por aqui, tudo maravilhoso! Hoje o sol resolveu aparecer, mas com o céu ainda cheio de nuvens.. ainda bem, pois ontem senti um friozinho danado.. rssss

Bom, hoje vou falar pra vocês sobre um assunto que interessa a todos nós: DINHEIRO!!!! rsss

Aqui em Moçambique, a moeda que eles utilizam é o Metical. Antes de falar de valor pra vocês, quero lembrar aquela época que passamos aí no Brasil na transição dos Cruzeiros pro Real. Eu era pequena, não tinha muita noção das coisas... rsss.. mas me lembro que a transição foi uma loucura. Lembram da URV? Isso eu lembro, eu ia pra escola com uma tabelinha convertendo a antiga moeda pro Real. Mas por que estou falando disto? Ora, aqui em Moçambique, passamos por algo parecido. Reaprender o valor do dinheiro...entender quando significa esta nova moeda (especialmente pra gente...rsss)

O Metical é uma moeda muito desvalorizada em relação ao dolar. E imaginem que agora está em circulação o Metical da Nova Família. Se hoje é desvalorizado, antes ainda era pior. O Metical da Nova Família entrou em circulação em 2006. Eles pegaram os valores e passaram a dividir por 1000 pra ter o valor de hoje. Então, antes, um desodorante Rexona (pra mim, esse é o melhor exemplo... ô troço caro!!!) custava 126.000 meticais. Hoje ele custa 126 meticais no mercado mais barato pois o preço dele em média é mais de 200 meticais. Pensem aí... Aqui, a gente vai no mercado, as compras (somente as faltas.. coisa pouca) costumam dar uns 5 mil meticais. Imaginem se fosse 5 mil reais. É uma loucura essa adaptação.... Andar na carteira com uma nota de 500 meticais.. nossa, sinto minha carteira super pesada... rsss.. mas 500 meticais é pouco aqui.


Está sendo um grande barato esta adaptação... rsss... apesar da enrolação em minha mente.. No início (ora, ainda estamos no início!!!! rsss), era muito difícil ter noção do que era caro e barato. E aí, o que faziamos pra ter essa noção? Pegavamos o valor em meticais, transformávamos pra dólar e depois pra Real. Mas isso dá uma certa paranóia.. porque aqui não dá pra pensar em Real, nossa comparação tem que ser com o dólar mesmo. Se fôssemos pensar em Real, imaginem o valor do tal Rexona... No mercado mais barato, R$ 11,50. Isso é o preço em média aí do Brasil, não é? Aqui é o mais barato.. imaginem as consequências deste valor no dia a dia da população (pra meio entendedor, meia palavra basta... kkkkk).

No primeiro restaurante que fomos, um prato de carne (300g) custava mais ou menos 400 meticais. Frango e marisco ficavam na casa dos 270, 300... Assim comecei a estabelecer o paralelo pra entender o que era caro e barato. Ora, fui ao supermercado e achei uma caixinha de ovos de codorna. Que loucura, vamos matar a saudade do Brasil, pensei! Desisti na hora que vi o valor... 350 meticais.. Ah, como é bom sentir saudade, né? Um caixa com 2 dúzias de ovos de codorna custando a mesma coisa que um prato de restaurante? Tô fora! rsssss E ainda corria o risco de o gosto não ser lá grandes coisas.. mas isso é assunto pra outro post.. Entre comprar uma caixa de ovos de codorna e correr o risco de não gostar, prefiro pegar esse valor e comprar 12 latinhas de cerveja... rssss... a lata de cerveja (330 ml) custa 26 meticais, ou seja, 1 dólar. A lata com 440ml custa 27 meticais... bem mais proveitoso, não? rssss

Vou pôr a foto das moedas que utilizamos aqui pra vcs verem que lindas.. rsss..

Aqui tem até a fotos dos centavos, mas digo a vocês que é pura teoria.. rsss.. nunca vi um sequer em circulação... rsss...




Beijoquinhas pra vocês e até amanhã...

terça-feira, 10 de março de 2009

Falamos a mesma língua?

Olá, gente boa!

Tudo ótimo por aí? Por aqui tudo tranquilo. Depois de uma semana de muito calor, a temperatura resolveu baixar um pouquinho. Estou escrevendo pra vocês enrolada numa coberta.. consultei um site, disse que a temperatura é de 19ºC, não acreditei.. rssss
Bom, tem tempo que quero falar sobre um assunto e eis que agora surge a oportunidade.
Quando a gente pensa em viver uma experiência em outro país, seja pra morar, passear, trabalhar, acredito que uma das primeiras coisas que pensamos é sobre a nossa adaptação ao local. Clima, cultura, o local e principalmente a língua. Imaginem nós, ocidentais, vivendo 1 semana que seja na China? Como faremos para nos comunicar? A comunicação é algo que está presente em nossas vidas o tempo todo...

Ao contar para nossos amigos que estávamos vindo pra cá pra Moçambique, muitos perguntavam sobre a língua oficial, se era o Português. Pois bem, o Português é a língua materna de apenas 10% da população. E isso são dados atuais. Quando Moçambique se tornou um país independente, em 1975, só 2% tinha o português como língua materna. E o restante da população, fala o quê? Aqui existem mais de 20 línguas diferentes, a exemplo do Changane (aqui em Maputo) e Xissena (Beira). A Língua Portuguesa se tornou oficial até para facilitar a comunicação entre o povo e os colonizadores portugueses. Nos dialetos, eles incorporam termos derivados de várias outras línguas européias.

Na população de Moçambique, ainda existe um grande número de analfabetos. O povo ainda não tem o hábito da leitura; pra vocês terem uma idéia, lançam-se no máximo 40 livros por ano e não há mais de 11 livrarias no país. Imaginaram? Se no Brasil, é difícil encontrar pessoas que gostem de ler, imaginem aqui..

E por falar em leitura, deixei pra comprar um livro no aeroporto de Salvador pra vir lendo no avião. Foi tanta excitação que acabei esquecendo. Pensei comigo mesma que estava tudo bem, já que iria pra São Paulo, claro que encontraria uma livraria no aeroporto. A correria foi maior do que eu pude pensar e nem lembrei de procurar livraria... Resultado: viajei apenas com uma revistinha do avião que logo acabei de ler.
Chegando aqui, descobri um livrinho de minha irmã (que minha outra irmã já estava lendo e comentando) e comecei a ler. O livro se chama Laowai, é de Sonia Bridi (aquela repórter da Globo) e ela conta suas histórias durante os dois anos que morou na China. Uma delícia de ler! E foi o livro dela que me motivou a criar o blog e agora fazer esse post pra vocês. Ela comenta sobre as dificuldades de compreensão da língua local, aqueles ideogramas chineses.. enfim, muito interessante a leitura e divertida também.

E aí, voltando ao assunto da comunicação, nos deparamos com cada situação aqui... primeiro, o sotaque dos moçambicanos. Sotaque de Portugal, um ritmo totalmente diferente da gente, os sons mais fechados. E depois, alguns termos que eles utilizam e nós não.. rsss.. Pois é, temos em comum, dentre tantas outras coisas, a língua portuguesa. Mas por ironia do destino, um português que muitas vezes soa muito diferente pra gente. Querem ver?

Que tal ir ao mercado, ao setor de frios e perguntarem a você se você está na bicha do fiambre? Nossa, que diabo é isso? rsss Calma, calma.. muita calma nesta hora: só estão perguntando se está na fila pra pegar o presunto... rssss... E o lixo, já deitou? Essa vai ser fácil vocês sacarem, pois assim como no Brasil, aqui tem locais com plaquinhas informando que é proibido deitar lixo naquele lugar... rsss.. Agora entenderam, né? rsss
E quem nasce em Maputo, o que é que é? Muita gente fazia piadinha: quem nasce é maputo e maputa.. fazendo gracinhas com aquele palavrão da gente.. rsss.. Pois bem, puto aqui é utilizado sem o menor constrangimento. Afinal de contas, puto é alguém que já deixou de ser miúdo.. rsss.. entenderam? Miúdo são as crianças e puto são os adolescentes. A propósito, quem nasce em Maputo é maputense.

Algo interessante aqui é a ausência do gerúndio (e por consequência, o famigerado gerundismo do telemarketing). Nunca ouvi ninguém aqui dizendo que "está cozinhando" (gerúndio) ou "vou estar anotando o recado" (gerundismo) e coisas do gênero. Aqui eles utilizam muito a forma "estou a fazer", "estou a ler", etc...

Hoje, estou a planear a nossa mudança de casa. E claro, pra coroar essa mudança, nada melhor que uma cerveja na pressão... rsss Essa foi facílima. Planear é o nosso planejar que aqui eles não usam com o J, e a cerveja na pressão eu já contei a vocês. É o bom e velho choppinho. Só não me venha com cerveja na pressão na chávena (xícara).. rss..

Não é tão difícil, estão vendo? É só uma questão de adaptação.. rsss.. quando eles falam algum termo que não entendemos, é só pedir que eles tentam explicar. Pior é quando tem um termo assim nas propagandas: Fala de borla na Vodacom! Que diabo é falar de borla? rsss É falar de graça.. rssss.. E que tal uma casa totalmente mobilada? rssss Só não esqueçam de levar os penduradores (cabides) e lavem a loiça pra não deixar a cozinha suja... rsss

Pois é.. esta é a nossa língua.. rssss.. tão igual e tão diferente ao mesmo tempo...
Um beijo grande a todos..

sábado, 7 de março de 2009

Jardim dos Namorados

Oi pessoal!!!!


Tudo bem por aí?



Por aqui, tudo ótimo... Sexta-feira começamos o fim de semana bem... rsss.. abrimos o bar aqui em casa a base de vinho, chamussa e caldeirada de lula... O vinho vocês sabem o que é... rsss.. A chamussa é uma comida indiana, eu acho... algo assim.. rsss.. é uma massa tipo de rolinho primavera com recheio (carne, vegetal, etc..) uma delícia! Caldeirada de lula.. bem, vcs devem saber.. é um ensopadinho de lula. O detalhe é que vende isso enlatado no mercado... rsss.. prático, não?


Pois bem, sábado, sinônimo de passeio! Fomos ao shopping Polana e aproveitamos para passear na rua pra comprar os incrementos das nossas roupas da festa que fomos a noite. Ficamos lindos! rsss Depois vou postar as fotos que tiramos pra vcs verem! O tema da festa era Anos 80 Brega. Imaginem aí!


Depois das compras, fomos ao Jardim dos Namorados almoçar. Que lugar lindo! Excelente pra tirar fotos! Mas antes de eu descobrir que era excelente pra tirar fotos, as noivas daqui já haviam descoberto... rsss.. Após a cerimônia do casamento, os casais vão até lá com os convidados para tirar fotos, cantar.. enfim, celebrar o amor! Já sabem o resultado, né? Eu, máquinas a postos, novidades.. O resultado só pode ser muitas fotos e filminhos.. rsss.. Vou tentar pôr um video aqui pra vcs verem! Vejam só que legal! Vou aproveitar e colocar algumas fotos do Jardim dos Namorados pra vcs verem que espetáculo!

Essa foto é da entrada do Jardim. Lindo, né?


O símbolo do Jardim dos Namorados...




Aqui é o carro de uma das noivas que estavam tirando fotos..




Olha só que lugar lindo!




Beijocas.. boa semana a todos! Ah, quando assistirem, lembrem que o vídeo é amador.. rsssss



quinta-feira, 5 de março de 2009

Apresento a vocês, Kruger Park

Oi pessoalllllllllllllllll!

Tudo em paz por aí? Por aqui tudo tranquilo...
Certamente quem conhece alguém que more pelas bandas de cá ou que já esteve a passeio por aqui, já ouviu falar do Kruger Park. Sim, porque é um pecado não conhecer este lugar estando tão perto. Eu ainda não fui, mas pelas fotos, pelo relato de pessoas que já foram, pelas revistas e até pela própria internet, a gente pode ver que realmente deve ser um passeio inesquecível.


O Kruger Park é uma das 20 maiores reservas naturais do mundo. Ele foi criado com a intenção de proteger os animais selvagens a partir da fusão das Reservas Animais de Sabie e Shingwedzi , em 1926. Ele possui 380 km de comprimento e 60 km de largura.. imaginem o tamanhão!


Visitando o Kruger Park você tem a possibilidade de ver mais de quinhentas espécies de aves, 112 de répteis e 150 de mamíferos. Os chamados Big Five - leão, leopardo, búfalo, elefante e rinoceronte - estão muito bem representados. Atualmente, as populações das espécies existentes no parque apontam para cerca de 14.000 búfalos, 1.000 leopardos, 2.000 leões, 1.900 rinocerontes brancos e mais de 200 rinocerontes pretos. A população de elefantes tem crescido exponencialmente: mais de 15.000 atualmente, contra 10.000 em 2002. Eu que adoro elefantes já estou totalmente empolgada para vê-los de perto.


Existem mais de 23 mil espécies de bicho no Kruger. Já vi pelos relatos das pessoas que foram que você não consegue ver os Big Five de primeira... dizem que é difícil, mas como sou uma pessoa de sorte, claro que verei.. rssss.. Já os convoquei para posar para as minhas fotos.. rsss


Como o parque é imenso, existe a possibilidade de acomodação em hotéis ou campings dentro do parque. Essa parte que está me deixando tensa... rsss.. imagina dormir e acordar com a zoada do leão... rss.. muitas emoções... rssss.. e os bichinhos nada atraentes como lagartixas e sapos... imaginem que beleza pra mim? rssss


Uma coisa eu tenho certeza: será uma experiência inesquecível. Já conheci pessoas aqui que foram muitas vezes ao Kruger e dizem que cada ida até lá é única. E como chegamos aqui agora, muitos já se candidataram para ir novamente... então deve ser muito bom, né?


Bom, vou ficando por aqui e deixo vocês com as imagens que verei no Kruger... Beijinhos...
















quarta-feira, 4 de março de 2009

Onde estou?

Olá pessoalllllllllllllllll!



Tudo belezinha por essas bandas? Pelas bandas de cá, tudo em paz.
Estamos numa semana de organização e planejamento, já que iremos mudar de casa na outra semana e também estamos organizando nossa ida ao Kruger Park. Pra quem não sabe, o Kruger Park fica na África do Sul e é onde a gente faz safari. Olha só que delícia!!! Ver os bichinhos de perto... 'bichinhos', digo.. leão, tigre, leopardo, rinoceronte, hipópotamo, elefantes... tão fofinhos, né? rssss



Estou um pouco ansiosa, parece ser uma verdadeira aventura esse passeio no Kruger. Eu já fiquei sabendo que quando vc entra no parque, vc assina um termo se responsabilizando por TUDO que pode acontecer... Lembram de um vídeo que circulou na net que um senhor morria ao descer do carro pra tirar foto de um leão? Pois é.. rssss.. prometo que não vou descer do carro! rsssss Acho que iremos lá no primeiro fim de semana de abril, já que temos um feriado aqui... o Dia da Mulher Moçambicana. Mas quando estivermos próximo da data, explico pra vocês o que significa essa data!

Bom, ontem fomos ao mercado... ê povinho que gosta de mercado, né? rsss Mas é legal fazer mercado aqui, até porque pra gente tudo tem cheiro de novidade.. rsss... a gente está num país pobre, então quando a gente encontra alguma coisa diferente e que achávamos improvável encontrar aqui, a gente fica surpreso, animado! rsss Mercado aqui pra mim tá sendo ótimo pra fazer coleções.. rssss.. coleção de frasquinhos com temperos.. nooooooooooossa, existe uma infinidade de temperos. Tem alho de todo tipo (assado, em pasta, em pó, frito, fatiado...), piri piri das mais diversas formas... uh! Que delicia! Vou mostrar a vcs a prateleira aqui de casa como está... acho que quando eu voltar pro Brasil, uma mala vai ser somente com estes temperinhos.. rsss Como aqui tem muito indiano, eu acredito que essa é uma boa influência deles aqui...


Aliás, aqui tem uma verdadeira mistura de povos... Brasileiros (uns 10 que sei que tem por aqui... rssss), portugueses aos montes, espanhóis, moçambicanos, indianos... Aliás, por falar em nisso, aqui tem muito muçulmano... é uma verdadeira mistura. Sem falar nas mulheres que usam o xador.. rsss.. pra agonia de Rodrigo.. rssss.. pensem numa pessoa que atrai essas mulheres!!!!! Onde vamos, encontramos elas! Rodrigo fica agoniado... ontem ele estava no trânsito e encontrou três com o xador e óculos escuros.. imaginem que cena! Peguei uma foto no google pra vcs verem o que é o xador, porque eu estava aqui chamando de burqa.. achando que estava abafando! Mas burqa não dá pra ver os olhos, é mais radical.. aqui vc vê muitas mulheres de xador, que é esse da foto abaixo.








Bom, gente, vou ficando por aqui... vou pesquisar um pouco sobre o Kruger Park pra preparar o post de amanhã pra vcs, certo? :)
Beijinhos










domingo, 1 de março de 2009

Um dia de sábado em Maputo

Olá pessoal!

Sábado: ah, como esperamos esse dia. Iriamos fazer um tour básico na cidade e descobrir lugares legais...
Pois bem, o sábado chegou e lá fomos nós. Primeiro fomos numa delicatessen (a Perini daqui rssss).. fizemos a festa! Encontramos presunto parma (ai, que delicia!!!), molho de soja normal (o daqui é doce!) e um tal gengibre que minha irmãzinha adoraaaaaaaaaaaaaaa! Depois eu descobri o porquê.. rssss

Nossa programação foi almoçar e ir às compras em lugares de enlouquecer: Game (um supermercado que tem de tudoooooooooooo.. tudo mesmo, parece aqueles super mercados americanos.. cheios de artigos de informática, decoração, comida.. afff.. tudo. Rodrigo enlouqueceu nos eletrônicos e eu na decoração... rsss) e depois fomos no Marés, um mercado mais chique.. cheio de coisinhas gostosas!

Claro que levei a máquina pra registrar tudo, né? rsss

Então vamos lá... A foto abaixo foi pra ilustrar a série "Isso aqui é Maputo".. rsss
Que tal a loja de móveis a céu aberto? Sim, isso existe aqui... rssss.. mas isso é mais artesanato, como tem na Estrada do Côco aí na Bahia.. aqui também tem.. rsss
Olhem só, cada coisa linda!


Essa foto tinha que sair.. rsss.. isso vc vê em cada esquina aqui e eu acho lindo! rssss.. Tem camisas, capulanas (aqueles tecidos que elas usam tanto pra amarrar os bebês quanto para se vestir).. cada tecido lindo! É de enlouquecer!!!!

Hummmmmmmmm.. que tal academia aqui? Sim, isso existe! Vocês devem estar pensando que deve ser algo bem diferente, né? Pois bem, eu pensava que seria algo tão... tô sem palavras pra dizer o que pensei.. rssss... quando eu vi, meu Deus, tinha que fotografar. Olhem que linda! Isso é só um pedacinho, não consegui tirar foto dela toda... rsssss..

Aêeeeeeeeeeee... olha outra loja de roupas aí, gente! rsss
Pra vocês não acharem que era só aquela, registei outra loja e com outros modelitos... rsss
Alguém se aventura?



E, claro... tiramos foto de tudo, mas faltou a gente, né?
Bom, essa foto foi no lugar que almoçamos.. Zambi. Que delicia de comida! Comemos um camarão delicioso!!!!! E acompanhado de um vinhozinho.. olha só a cor do vinho, diferente! rsss
Nesse restaurante, tem uma parte externa, embaixo de umas árvores e a parte interna que é refrigerada. Com o calor que está aqui, o que acham que escolhemos? rssss
Além do mais, ainda tem esse sofazão super confortável aí!!!!




Beijoquinhas e boa semana pra todos!